sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ahmadinejad do Irã Disposição Sinais para discutir o programa nuclear com o Ocidente


A Associated Press está relatando que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad está preparado para sentar-se com funcionários da agência nuclear das potências da ONU e ocidentais para discutir o polêmico programa nuclear iraniano. Em discursos recentes, o líder iraniano sugeriu que seu país tem sido muito dispostos a negociar com o Ocidente sobre seu programa nuclear. "É você quem venha com desculpas cada vez resoluções e emissão à beira de negociações para que o colapso das negociações", disse Ahmadinejad em um discurso em Kerman, Irã, hoje cedo. "Por que devemos evitar conversas? Por que e como deve ser um partido que tem lógica e é certo afastar fala? É evidente que aqueles que recorrem à coerção se opõem a negociações e trazem sempre pretextos e culpar-nos em seu lugar."

Uma equipe de nível sênior nuclear da ONU é esperado para chegar em Teerã no final desta semana, mas ainda não está claro exatamente até onde o Irã está disposto a ir em oferecer transparência no que respeita os seus esforços nucleares. Com as sanções econômicas internacionais e aumentar a economia do Irã mostrando rachaduras da pressão, parece razoável que Ahmadinejad gostaria de iniciar conversações. Claro que, com as sanções já em vigor, ele provavelmente vai manter a pouca alavancagem de qualquer processo de negociação.

O Irã tem repetidamente ameaçou fechar o Estreito de Ormuz, em resposta às crescentes sanções destinadas a limitar a capacidade do país para vender o seu petróleo no mercado global. Mas a presença dos EUA, britânico e francês forças navais tornaram altamente improvável que o Irã vai seguir com a sua ameaça. As próximas semanas, provavelmente, lançar alguma luz muito necessária sobre as realidades do programa nuclear iraniano, e exatamente como agora o presidente Ahmadinejad está disposto a ir para continuar sua busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário