sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Cirurgia de ressecção mandibular


A mandíbula ou o osso da mandíbula, não só define o rosto, mas é também essencial para a fala e mastigação de alimentos. É um osso em forma de U que tem duas extensões ósseas chamados ramo. Os dentes estão ligados à parte superior da mandíbula com a ajuda da membrana periodontal ea parte inferior da mandíbula compreende camadas espessas que contêm tecido ósseo esponjoso poroso entre elas. Se uma lesão cancerosa é detectada no chão da mandíbula ou mandíbula, em seguida, a cirurgia que é realizada para remover o tecido canceroso e seu tecido circundante, é denominado como cirurgia de ressecção mandibular. A extensão da remoção cirúrgica do tecido depende da extensão da disseminação de células cancerosas na região. Dependendo da extensão do tecido afectado, cirurgia de ressecção da mandíbula é de dois tipos: ressecção de espessura parcial e ressecção de espessura completa.

Diagnóstico de Câncer Mandibular

Pode haver várias causas de câncer de mandíbula, mas o diagnóstico correto e no tempo sempre pode salvar vidas. Vamos ter uma compreensão do processo de diagnóstico usado para detectar câncer na mandíbula. O primeiro passo no procedimento de diagnóstico é a realização de um raio-X da região afectada. Durante checkup normal, se o médico suspeitar da presença de células cancerosas, ele pode recomendar um raio-X ou uma tomografia computadorizada. Se os exames da mandíbula mostram algumas alterações, o médico remove uma certa quantidade de tecido das garras do paciente e observa o mesmo sob um microscópio. Este procedimento, denominado como biópsia, é realizada sob anestesia local.

Procedimento de cirurgia de ressecção mandibular

Ressecção mandibular é recomendada quando o câncer se espalhou para o maxilar ou mandíbula, e envolve a remoção parcial ou completa da mandíbula. Um ressecção de espessura parcial é realizada quando o médico considera que não há um risco de cancro da propagação ao maxilar, embora não há nenhuma indicação sobre a placa de raios-X. Ressecção de espessura parcial envolve a remoção da camada superior fina da mandíbula que contém os dentes. Ressecção espessura total, contudo, envolve a remoção do osso maxilar inteiro e é realizada apenas se existem evidências sobre a placa de raios-X do cancro tendo espalhar ao maxilar.

Cirurgia de ressecção mandibular geralmente requer cerca de 2 semanas estadia no hospital. Durante a cirurgia, o tumor é removido juntamente com os dentes e tecidos afectados em torno do tumor. Se o tumor se estende para uma grande porção da mandíbula, em seguida, o maxilar inteiro é removido e uma placa de metal é implantado para proporcionar apoio para a mandíbula e para reter a estrutura da boca. Cuidados pós operatório envolve sessões especiais de fonoaudiólogos e fisioterapeutas, que ajudam a trazer a capacidade de falar o paciente volta ao normal. Além disso, o médico recomenda uma dieta que compreende alimentar principalmente líquido, por alguns dias após a operação. Para as primeiras duas semanas ou mais, após a cirurgia, o paciente é alimentado por uma sonda naso-gástrica e não é permitido comer ou beber nada durante este período. No caso da infecção acumula-se na cavidade oral, o paciente é prescritos antibióticos. Além disso, analgésicos ou analgésicos são administrados para ajudar o paciente a lidar com a dor constante.

Complicações da cirurgia mandibular ressecção

Embora a cirurgia de ressecção mandibular é relativamente segura, algumas complicações podem surgir em casos raros. Fratura da mandíbula é uma das complicações mais comuns. Se o paciente recebe a terapia de radiação pôr a operação, então há um risco de que ele possa desenvolver osteorradionecrose ou morte do tecido ósseo por exposição à radiação. Para evitar osteorradionecrose, é importante para assegurar que a artéria facial é preservada e funções adequadamente, mesmo após a cirurgia. Isto irá assegurar um fluxo adequado de sangue para o tecido facial, incluindo músculos e ossos e impedi-los de decomposição. Uma das complicações raras de cirurgia de ressecção mandibular é a geração espontânea de tecido ósseo, conhecido como ameloblastoma.

Assim, vemos que a cirurgia de ressecção mandibular pode ser segura e eficaz, se é bom tomar cuidado para evitar as possíveis complicações e riscos. Em os EUA, esta cirurgia pode custar algo entre US $ 20.000 a $ 30.000. Recuperação da cirurgia de ressecção mandibular varia entre os indivíduos, uma vez que depende da capacidade de um corpo para curar rapidamente. No entanto, é uma obrigação de consultar um médico antes de ir adiante com qualquer tipo de procedimento médico, incluindo cirurgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário