segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula


Aprendizagem cooperativa em sala de aula envolve o trabalho em grupo e realizar as tarefas dadas em um determinado momento. Hoje em dia, actividades de cooperação em sala de aula de aprendizagem estão sendo incentivados pelos professores para aumentar a profundidade do conhecimento de seus alunos. No parágrafo seguinte, que deve discussão o conceito de aprendizagem cooperativa em detalhe.

Aprendizagem Cooperativa: Informações Gerais

Na aprendizagem cooperativa, os alunos trabalham com seus pares e completar o trabalho que é dado a eles por seus professores. Para abordagem sistemática para completar o trabalho, os alunos precisam ter qualidades, tais como trabalho em equipe, resolução de problemas, habilidades de comunicação, etc Neste tipo de aprendizagem, os alunos podem ter um membro como o líder do grupo. Este líder do grupo pode instruir os membros do seu grupo e atribuir-lhes tarefas individuais. Os membros da equipe irá relatar todo o seu trabalho para o líder da equipe. O aspecto mais importante do trabalho do líder da equipe é avaliar o trabalho de cada membro da equipe. Em caso de quaisquer problemas ou erros, ele pode pedir aos membros para refazer sua tarefa até que alcançar a perfeição. Ao mesmo tempo, ele deve estar aberto a ouvir opiniões criativas e construtivas dos membros da equipe. Aprendizagem cooperativa dá igual importância a cada membro da equipe. Na aprendizagem cooperativa, o professor faz o trabalho de um facilitador, inspecionando o trabalho feito por todos os grupos.

Na aprendizagem cooperativa em sala de aula, os membros da equipe trabalham para o sucesso de sua equipe e não para o sucesso individual. Eles têm que se livrar do orgulho individual, auto-interesse e tacanha atitude para o interesse maior da equipe. Eles têm que ajudar uns aos outros e ajudar uns aos outros em tempos de dificuldades e calamidades. O crédito para o sucesso do trabalho, naturalmente ir para toda a equipe e não a qualquer membro específico da equipe. Os membros do grupo têm uma interdependência positivo sobre o outro. Ao comunicar um com o outro, começam a aprender as boas qualidades dos seus colegas de equipe. No parágrafo seguinte, vamos discutir as vantagens da aprendizagem cooperativa em sala de aula sobre as formas convencionais de aprendizagem.

Vantagens de Aprendizagem Cooperativa

Aprendizagem cooperativa em sala de aula tem muitas vantagens sobre as formas convencionais ou tradicionais de aprendizagem. As formas tradicionais de aprendizado envolve o trabalho individualmente, sem necessidade do parecer de colegas. Com as técnicas tradicionais de aprendizagem, o processo de obtenção de conhecimento sofre muito devido à falta de interação. Estudantes que seguem esta técnica continua a ignorar os novos métodos e técnicas de resolução de problemas. A produção total de alunos trabalhando individualmente seria naturalmente menor do que a produção combinada de estudantes entregando-se a aprendizagem cooperativa. A qualidade do trabalho efectuado pelos estudantes que trabalham em um grupo será também muito melhor, em comparação com os estudantes de trabalho individualmente. Isto porque, em um grupo, todo ato ou sugestão é comparado por outros membros da equipe e, portanto, as chances de erros no trabalho são, no mínimo. Aprendizagem cooperativa também pode acelerar a conclusão da tarefa, como aqueles que trabalham em um grupo vai completar o seu trabalho mais rápido do que aqueles que trabalham individualmente. A aprendizagem cooperativa é também útil no desenvolvimento de habilidades sociais. Aprendizagem cooperativa desenvolve a auto-estima dos alunos que participam em várias actividades criativas.

Aprendizagem cooperativa também inculca valores como o sacrifício para a equipe de team building, ajustando para diferentes condições, a tolerância, respeitando colegas, etc Essa forma de aprendizado deve ser uma parte do sistema educacional moderno, pois é mais prático orientado e útil para os estudantes . Aprendizagem cooperativa em sala de aula vai produzir sozinho líderes talentosos e eficientes que nós precisamos para amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário